terça-feira, 31 de julho de 2012

Saravá aos grandes, saravá também aos pequenos

Por Mariana Kaoos

    Foto: Google Images
Apesar de ser a maior cidade do sudoeste baiano e abarcar uma população em torno de 350 mil habitantes, Vitória da Conquista ainda pode ser considerada uma cidade retrógrada no que diz respeito a “moral e bons costumes” sociais. Isso é expresso através do conservadorismo, principalmente religioso, que paira na cidade. Para cada bairro, há uma paróquia representando a igreja católica e, no mínimo, três igrejas evangélicas que realizam seus cultos diariamente. Abarcando diversos segmentos místicos, é possível traçar um perfil do público que frequenta cada doutrina. Para os alternativos, acadêmicos e eruditos intelectuais da cidade a escolha gira sempre em torno do mesmo princípio, o candomblé.

Objeto de trabalhos acadêmicos e matérias jornalísticas, como a feita para a TV Uesb, os terreiros de candomblé, se encontram em bairros mais afastados da cidade. Conquista abriga em torno de 200 casas de cultos de matrizes africanas, o que engloba o candomblé, a umbanda e uma série de casas sem culto definido. Todos eles, na verdade, por muitas vezes cultuarem as mesmas entidades, acabam sendo confundidos. No entanto, a diferença é muito profunda. Enquanto o candomblé tem como foco o culto aos orixás, a umbanda se apega mais aos ancestrais, caboclos, e eguns (pessoas que já morreram). É claro que também é possível observar cultos a essas entidades em casas de candomblé, mas quando acontece, é devido a alguma herança do pai de santo. Isso ocorre com muita frequência nos terreiros baianos em decorrência dos negros bantos que aqui residiram. Lá na África, havia o culto aos seus ancestrais que aqui, viriam a serem os índios.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

“Não me arrependo de nada” - O Rebucetê Entrevista Márcio Meirelles

Márcio Meirelles fala sobre sua carreira teatral e a experiência na secretária de cultura

Por Jessica Lemos* e Susana Rebouças

Márcio Meirelles [Foto: Divulgação]
Marcio Meirelles é diretor teatral, cenógrafo e figurinista. Trabalha com Teatro desde 1972 e é um dos diretores mais atuantes do país. Nasceu em Salvador-BA em 26 de maio de 1954 e é responsável pela revitalização do tradicional Teatro Vila Velha, em Salvador. Também criou, em 1990, juntamente com Chica Carelli, o Bando de Teatro Olodum.
Além de fundador do grupo Avelãz y Avestruz (1976-1989) e criador/diretor do espaço cultural A Fábrica (1982), durante os anos de 1985 e 1986, Márcio assumiu a chefia dos núcleos de cenografia e figurino e de direção e elenco da TV Educativa da Bahia. Paralelamente, criou o Projeto Teatro para a Fundação Gregório de Mattos (1986). Foi também diretor de um dos maiores centros culturais do Brasil, o Teatro Castro Alves, em Salvador, de 1987 a 1991, durante o governo Waldir Pires.
Marcio foi Secretário de Cultura da Bahia (Secult- Ba). Em entrevista, ele fala sobre formação, carreira e sobre a gestão na Secult-Ba, e entre uma pergunta e outra, expressa seu amor pelo teatro.

domingo, 29 de julho de 2012

Os melhores clipes dos últimos tempos da última semana - Parte II


Por Maria Eduarda Carvalho e Rafael Flores

Fotos: Divulgação
Os lançamentos de videoclipes  brasileiros em Julho foram tantos que precisamos repartir as novidades em duas partes.  Na primeira mostramos as produções audiovisuais de nomes como Agridoce, Criolo, Felipe Cordeiro e Mallu Magalhães, se não viu confira aqui a primeira remessa de lançamentos. Se já viu, só rolar a página e aproveitar, pois tem coisa nova da Vivendo do Ócio, dos Racionais MC's e muito mais. 

Parada do Orgulho de ser Hetero Por Quê?

Por Murillo Nonato

Dentre as opções dos Núcleos de Vivência (NV) sugeridos dentro do terceiro dia de atividades do Enecom (Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação), que ocorreu entre os dias 13 e 20 desse mês, escolhi participar, devido à proximidade com o tema, do núcleo guiado pela Cia Revolucionária Triângulo Rosa. O grupo luta contra a opressão relacionada à orientação sexual e contra a representação social da feminilidade e/ou masculinidade do indivíduo.

O espaço, facilitado por Luth Laporta, estudante da UnB e integrante da Cia., foi realizado dentro da própria universidade, sob a sombra vespertina de uma árvore, em frente ao Memorial Darcy Ribeiro, batizado de "Beijódromo". Com 6 horas de atraso, obviamente a programação da atividade ficou prejudicada. O NV acabou se tornando, no final das contas, um simples Grupo de Discussão (GD). Os Núcleos têm como proposta levar os encontristas a uma experiência que os permita aprofundar a teoria colocando-a em prática, defrontando-os com a realidade dos movimentos sociais ou levando-os a se deparar com problemas sociais pessoalmente. Para o aprofundamente dessa rica experiência, os estudantes passam um dia inteiro em seus NVs.  Como ficamos na própria universidade onde estávamos alojados e pela hora avançada, os planos pretensiosos da atividade foram minimizados e a vivência se tornou uma roda de conversa,  consequência do problema estrutural que ocorreu em todo o Enecom DF, gerando atrasos, confusões e críticas.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Tem rave na floresta*


Por Ana Paula Marques

Belém do Pará/ Foto: Divulgação
Quem ouve falar em Belém do Pará, associa a capital  à suas confundíveis iguarias amazônicas, aos seus momumentos, parques, rios e museus, à forte presença da cultura indígena e sem dúvidas, às suas músicas. Terra de Pinduca, Dona Onete e da milionária Calypso, hoje o Pará abriga um movimento tão forte que não é visto no Brasil desde os “tempos áureos” do Manguebeat pernambucano: o Tecnobrega.

O Tecnobrega é a fusão da tradicional música brega (jovem guarda, bolero, seresta, etc.) com a música eletrônica. Sua derivação vem de ritmos folclóricos paraenses como o Carimbó, Siriá, Lundu e outros gêneros populares como as guitarradas, incorporando sintetizadores e batidas eletrônicas. Data-se sua origem no final dos anos 80 e início dos anos 90, durante a ascenção do Brega Pop, ritmo também paraense, o qual tem como vertente principal o brega calypso, da conhecida Banda Calypso que estourou Brasil afora, com todo o seu estilo inusitado. Segundo os precursores do movimento, dentre eles o DJ Tonny Brasil, o tecnobrega foi uma tentativa incosciente de misturar a música eletrônica com a música tradicional amazônica.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os melhores clipes dos últimos tempos da última semana - Parte I

Por Ana Paula Marques, Maria Eduarda Carvalho e Rafael Flores

Fotos: Divulgação
Não tem jeito, o segundo semestre é mesmo um prato cheio para fãs e mídia especializada em música. O período é propício para lançamentos e os produtos, resultados de grandes projetos e planejamentos em cima de álbuns e músicas de trabalho, começam a aparecer. Julho apesar de ser só o início desse ciclo não tem sido diferente. O mês foi riquíssimo para os lançamentos audiovisuais, videoclipes, documentários e até registros de turnê que já começaram a despontar por aí, tanta coisa que fica difícil recordar tudo. Trabalhando com a memória disponível e uma leve pesquisada no google selecionamos algumas das principais novidades do mês e dividimos em duas partes.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Retrospectiva #FIG2012 - É como o vento que nos abraça

Por Ana Paula Marques e Rafael Flores

Milton Nascimento no Palco Guadalajara/ Foto:
Rafael Flores
Depois de duas semanas completas de viagem, para participar do 22º Festival de Inverno de Garanhuns, voltamos pra casa  sem pesares pela possibilidade de ter sujado nosso histórico universitário, tendo perdido aulas e avaliações. Não foram poucas as dificuldades por lá, mas a câmera quebrada, o carro batido, a chuva na cara e os pequenos furtos não nos fizeram desanimar nem parar de produzir. Vimos tanta coisa interessante que saíram mais produtos do que imaginávamos, queríamos detalhar tudo.

O modelo de festival gratuito que conhecemos pode ser muito bem aproveitado em Vitória da Conquista. Nosso festival de inverno não permite muito essa absorção, no entanto outros eventos como o Festival da Juventude, o Festival Avuador e o Festival Suíça Bahiana, os quais se preocupam com a formação cultural do seu público, deveriam ter uma ideia do que rola por Garanhuns em termos de temática, valorização da cultura popular, dos pontos turísticos, da gastronomia, da grade musical e principalmente da inserção do evento em todos os bairros da cidade.

domingo, 22 de julho de 2012

Vaca Amarela


Por Lucas Oliveira Dantas

2º Painel do Enecom-DF: "Disputa Institucional e Papel do Estado".
Fonte: Instagr.am
Se houvesse um Grupo de Estudo e Trabalho (GET) no Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação (Enecom), chamado “Vaca Amarela – Quem Falar Primeiro…”, certamente todo mundo comeria a bosta da vaquinha. Mas como esperar menos de estudantes de comunicação de todo o país, reunidos num lugar só, por oito dias? Silêncio, a gente não vê por aqui. E como, quem muito fala pouco ouve, não é surpreendente que no Enecom, ruído fosse um dos aspectos comunicativos principais.

Dentro de qualquer militância, o discurso é algo de prima importância. Sendo assim, a realidade pode ser contraditória. Algumas das pautas de reivindicação da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação (Enecos) discutem a respeito da democratização da comunicação e a descriminalização dos movimentos sociais. Em linhas gerais, este último é a realização de que a mídia tradicional do país tende a tratar os movimentos sociais como criminosos/terroristas contra a ordem social; a primeira, que era o tema do encontro deste ano, dá conta da noção de que a comunicação é um direito humano e a lógica atual de concessões e habilitações, especialmente para rádio e televisão, dificultam o direito de a sociedade, especialmente as parcelas marginalizadas, se comunicar e dar sua própria versão dos fatos, com suas próprias vozes.

Eis que contraditoriamente, no Enecom 2012 uma série de ruídos colocaram em cheque as intenções e discussões da executiva.

sábado, 21 de julho de 2012

"Então essa é a peleja pela comunicação"

Por Rafael Flores
Inamara Melo/ Foto: Rafael Flores
Realmente o dia 19 de julho não foi um dia qualquer para os militantes da área de comunicação, como escreveu Mariana Kaoos. Enquanto estudantes de todas as regiões do país, participavam do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação e se aglomeravam para levantar a voz em prol de um modelo de comunicação mais democrática, ocorria em Garanhuns um debate sobre Comunicação Pública. O espaço foi promovido pela TV Pernambuco, em parceria com o Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Um público de vinte pessoas compareceu ao auditório Manoel Elpídio Melo na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) para se atualizar sobre as discussões sobre a produção pública de comunicação no Brasil e formatar proposições para ela. Segundo Inamara Melo, o espaço funcionou como uma prévia da Audiência Pública sobre Comunicação Pública que acontecerá na cidade do Recife, na próxima quarta-feira (25), promovida pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

VMB 2012 o que tem, o que não tem e o que vai ter

por Maria Eduarda Carvalho

A MTV anunciou ontem (sexta-feira) as categorias e os indicados da premiação Video Music Brasil, VMB, no ano de 2012. 
Lirinha nossa aposta para colírio MTV, ops.
Os principais artistas que se destacaram na cena musical desse ano disputam prêmios de artista do ano, melhor artista feminino, melhor artista masculino, melhor disco, melhor música, melhor banda, revelação, clipe do ano, melhor capa, hit do ano, artista internacional e aposta mtv.

Nesta edição a votação passa por público e júri até que sejam escolhidos os vencedores. Os fãs têm um pouco mais de um mês para escolher seus artistas favoritos e os destaques são selecionados para votação do grupo de jurados especializados. A medida é interessante para contar com a interação do telespectador sem que os fã clubes distribuam os prêmios às bandas adolescentes que amam todos vocês!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Agora é que são elas

Por Ana Paula Marques

Anelis Assumpção/ Foto: Rafael Flores
Faltando menos de 42 horas para o término da vigésima segunda edição do Festival de Inverno de Garanhuns, já perdemos a conta da quantidade de atrações que o festival conseguiu reunir em sua programação.  Os artistas que passaram pelos diversos palcos espalhados pelos polos do FIG contemplaram os mais variados gostos e estilos musicais.

O Palco Pop, localizado no Parque Euclides Dourado, foi responsável por congregar os principais artistas da nova e atual música brasileira. Dentre eles, as que mais chamaram atenção sem dúvidas foram as meninas. Anelis Assumpção, Tiê, Alessandra Leão, Márcia Castro e Catarina Dee Jah se garantiram no palco e provaram por que estão entre os destaques dos últimos anos.

Eu inauguro o monumento no planalto central do país

Por Mariana Kaoos

Foto: Mariana Kaoos
Plano piloto do planalto central. Semáforos funcionando regularmente, poucas pessoas andando nas ruas. Dia claro, por volta dos 25º. Brasília comporta a maior frota de carros novos do país. Suas ruas largas absorvem os mais variados tipos de veículos. “Essa cidade não foi construída para transeuntes”, assim comenta alguém que anda rapidamente. Os passageiros, com pressa, parecem não perceber a existência alheia, compromissados com seus trabalhos, suas rotinas. A bandeira nacional balança com o vento norte, a tocha que foi acesa na criação da cidade, ainda queima aos quatro ventos dando a parecer que sempre será assim.

Para os desatentos, os que colocam fones de ouvido e não olham para o lado, para os que acompanham tudo pela televisão, parece que o dia 19 de julho foi apenas mais um no cotidiano de uma grande metrópole brasileira. Triste engano. Logo nas primeiras horas do dia, mais precisamente às 4 da manhã, o Ministério do Planejamento foi ocupado pelas três categorias da educação (professores, estudantes e técnicos administrativos) que estão em greve há pouco mais de dois meses. Das universidades federais brasileiras 95% estão na luta por melhorias. Dentro das principais reivindicações estão o financiamento público, plano de carreira e 10% do PIB. Entidades como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), oposição de esquerda da Une e Anel, estão acampadas próximas ao Palácio da Alvorada, centro do poder brasileiro. Ainda não há perspectiva de saída.

Enecom debate Democratização da Comunicação em seu terceiro Painel

Por Murillo Nonato

Na noite de terça (17/07), ocorreu, no Enecom, o Painel  "A Voz do Oprimido Está no Ar"; a atividade teve por objetivo discutir o tema central do encontro, a democratização da comunicação.

  
Apesar das breves falas, devido ao curto tempo cedido aos palestrantes, importantes questões foram abordadas, como, por exemplo, a necessidade de apropriação das novas tecnologias pelos movimentos sociais na contribuição da luta contra a criminalização desses movimentos  pelos grandes meios e a higienização das áreas onde serão construidas infra-estrutura para os eventos da copa através da remoção de moradores e da eliminação da população de rua pela polícia .

quinta-feira, 19 de julho de 2012

"Nosso tempo agora é de colheita"

Por Ana Paula Marques

Edmilson do Ilê/ Foto: Rafael Flores
No início da tarde dessa terça - feira (17), participamos de um ponto de debate sobre sustentabilidade e cultura popular. O debate foi ministrado pelo diretor e coordenador pedagógico do Ilê Aiyê, Edmilson Lopes e o coordenador da ONG Instituto Cooperazione Economica Internazionale, Diego Di Niglio, que falaram sobre suas experiências com a economia criativa em suas respectivas associações. No auditório esvaziado, estavam presentes apenas o mediador, dois apoios, o Mestre Juarez do Côco de Senzala e eu e Rafa. O debate começou com uma hora de atraso. Quem iniciou a fala foi Edmilson, o qual empolgado com o nosso interesse, contou sobre os diferentes projetos que estão inseridos na comunidade da Liberdade que sedia o Ilê Aiyê.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

“Só vamos embora quando tudo terminar”


Por Rafael Flores

Mobojó, China e Jorge Du Peixe/ Foto: Rafael Flores




Sim, já chegamos a conclusão óbvia que o Festival de Inverno de Garanhuns é sinônimo de bons shows. Academia da Berlinda, Siba, Lira, Silvério Pessoa, Mombojó, Maquinado, China, Catarina Dee Jah, não necessariamente nessa ordem foram alguns shows que entre goladas das miniaturas do vinho "Quinta do Morgado" que vendem por aqui, assistimos e aprovamos nesta uma semana de estadia em Garanhuns. Seguem as minhas impressões e tentativas de reviews do que rolou na noite de segunda-feira.

terça-feira, 17 de julho de 2012

#31 RebuceTV Enecom DF - Espaços de Formação


Dentre os diversos espaços de formação do Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação estão as oficinas. Neste vídeo, Danilo Soares explica sobre as oficinas e fala sobre algumas que foram oferecidas ontem e hoje no Enecom-DF.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Diário de Bordo: É domingo no trole do bonde

Por Mariana Kaoos

“Eis o sol, eis o sol apelidado astro rei. Eis que achei o grande culpado desse meu viver destrambelhado”...

Arthur, morador de Telebrasília/ Foto: Luiza Audaz
Foi justamente com essa frase do poema de Décio Pignatari que, me equilibrando para passar entre as inúmeras barracas amontoadas no corredor do alojamento na UNB, sorri para mais um dia que nascia entre a secura e as belezas do planalto central. 

Coloquei os óculos escuros na vã tentativa de esconder a farra da cultural da noite anterior e fui tomar café. Era o terceiro dia do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação, que esse ano acontece na Universidade de Brasilia, Distrito Federal. Para surpresa e alegria dos dinossauros militantes*, o Enecom 2012 trouxe consigo um contingente muito alto de calouros além da reaparição de delegações dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Norte. 

Na manhã domingada,  as cores do céu e do lago Paranoá estavam reluzentes, cheias de brilho e intensidade. O dia parecia condizente com a proposta que a comissão organizadora elaborou.  A atividade esperada pela grande maioria dos estudantes: Núcleos de Vivências. 

A militância na prática

Por Thaís Pimenta

Carro chefe da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos), o Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação - Enecom, em sua 33ª edição, que ocorre no Distrito Federal, reúne estados do norte ao sul do país para debater as demandas e problemáticas do curso a nível nacional, levantar as bandeiras da democratização da comunicação (tema do encontro deste ano) e combate às opressões. E, após cumprir o ritual de instalação no alojamento, socializar com as delegações, mirar as possíveis paqueras, fazer as logísticas da bebida e rachações, é hora de entrar na dinâmica e programação do encontro. Ele se organiza através de Painéis, Grupos de Estudo e Trabalho (GET's), Grupos de Discussão (GDs), Núcleos de Vivências (NV's), Oficinas e mini-curso, apresentação de trabalhos e Espaços Autogestionados.

#30 Rebucetv Ronda Brasília



Depois de quase 20 horas de viagem, O Rebucetê chega em Brasília-DF e logo se enfia numa ronda da madrugada pelas ruas largas e solitárias da capital nacional.

#29 Rebucetv no FIG 2012 - Lira


O pernambuco de Arco Verde, Lira, vulgo Lirinha, nos apresentou nesse domingo (16) o seu mais novo trabalho, o álbum Lira (2011), o qual homenageia o psicodélico Lula Côrtes além de lembrar no palco alguns clássicos de seu antigo grupo, o Cordel do Fogo Encantado.

#FIG2012 #ontheroad


#28 Rebucetv no FIG 2012 - Palco da Cultura Popular + Polo Euclides Dourado

O Festival de Inverno de Garanhuns tem um programação bastante diversa, abarcando diversas faixas etárias. Confira o vídeo que mostra alguns dos espaços do evento, como o Palco da Cultura Popular e o Polo Euclides Dantas, com sua programação infantil.

domingo, 15 de julho de 2012

Diário de Bordo: "Vamos misturar polca e baião!"

Por Rafael Flores e Ana Paula Marques

Maracatu Pavão Dourado de Tucunhaém/
Foto: Rafael Flores
Subimos uns degraus em um prédio comercial no centro de Garanhuns, procurando a sede da secretaria de Comunicação da Prefeitura, onde receberíamos as informações sobre o nosso credenciamento para cobertura do FIG. Uma moça, expressando impaciência com o fim do expediente que não chegava, nos atendeu. Ela  informou que a prefeitura não credencia veículos de fora da região e os blogs não tem vez na cobertura do evento. "Não dá pra ficar dando credencial pra tudo quanté blog que aparece, se não só vai ter blogueiro em cima do palco", desdenhou. Agradecemos e saímos rapidamente do ambiente, com algumas dúvidas na cabeça. Há um mês pedimos informações via redes oficiais do evento sobre o credenciamento, o qual nos respondeu apenas pelo twitter nos pedindo para mandar nossos dados para um e-mail, enviamos, reenviamos, cobramos resposta e nada. Alguns dias depois, recebemos a informação, também pelo twitter, que a lista da imprensa credenciada sairia na segunda-feira passada, novo engano. Mas nós somos rebuceteiros de corpo e alma e  também filhos do gonzo, nossa cobertura não ficará prejudicada por conta de uma credencial, não é mesmo? 

sábado, 14 de julho de 2012

#27 Rebucetv no FIG 2012 - Dia Mundial do Rock/ Dr Sin

Por Ana Paula Marques e Rafael Flores

Zizi Possi e Zelia Duncan cantavam no palco principal do Festival de Inverno de Garanhuns, andávamos a procura de programações alternativas. Caminhamos até o parque Euclides Dourado para ver o que rolava no Palco Pop e nos deparamos com um mar de camisetas pretas, como nos velhos tempos da porta da concha acústica do Centro de Cultura em Conquista. Era o show da banda de hard rock paulista Dr. Sin, a qual acompanhada de um coro de fãs enlouquecidos fez valer o nosso dia mundial do rock. Sintam um gostinho de como foi:

Diário de Bordo: Na madruga boladona


Por Lucas Oliveira Dantas
Fonte: orebucete [instagram]
Duas coisas básicas acontecem durante o Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação (Enecom). A primeira é que invariavelmente, em algum ponto e momento, você se cansa das pessoas de sua delegação; a segunda, uma vantagem, é que isso te impulsiona em imergir no evento da melhor forma: socializando.

A viagem de Vitória da Conquista a Brasília foi tranquila e rápida. Sempre que pensava no Enecom-Pará e as mais de 48 horas na estrada, me batia a fadiga, contudo, recém-chegados ao Pavilhão Anísio Texeira, da Universidade Nacional de Brasília (UNB), toda a delegação conquistense estava feliz e excitada, mesmo sendo 3h da manhã.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Diário de Bordo: "Êta, trabaio bom da muléstia"

Rafael Flores e Ana Paula Marques

Foto: Rafael Flores
Já saturados do forró, ritmo que predominou no mês passado por conta das festas juninas e preencheu as 36h de viagem de Vitória da Conquista a Garanhuns, não estávamos muito animados. No entanto, enfrentamos a garoa repentina e partimos para o palco Guadalajara, onde aconteceria a abertura oficial do Festival de Inverno de Garanhuns 2012 com a homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Saímos por volta das 23h de casa, perdemos as duas primeiras apresentações, de Mourinha do Forró e da Família Gonzaga. Em meio a um mar de gente, esperamos poucos minutos para a entrada da paraibana Elba Ramalho.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A noitada nunca perde a graça

Da Redação

Como vocês já sabem, O Rebucetê lançou recentemente o projeto “O Rebucetê na Estrada”, que consiste em explorar o que há de interessante pelos diversos cantos do país. Este ano já passamos por São Paulo e Rio de Janeiro, a partir desta semana é a vez de Garanhuns (PE) e Brasília (DF), destinos os quais absorverão todo a nossa equipe. Estamos muito empolgados com a possibilidade de expandir os horizontes, no entanto, deixamos Vitória da Conquista com os corações apertados. A programação cultural desses dias que estaremos ausentes está muito bacana.  Vão rolar eventos fantásticos, que contemplam várias vertentes de produção cultural, como o teatro, a música e o audiovisual. Para suprir um pouquinho nossa ausência, fizemos um “Indica” especial, mostrando o que fazer na cidade por esses dias.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Rebucetê Entrevista: João Diógenes

Da Redação

João Diógenes. Foto: Arquivo Pessoal
O evento intitulado 1º de Maio nos Cinemas será realizado entre os dias 17 e 18 de julho, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O projeto tem como objetivo principal abordar os processos sociais de contestação relacionando-os com a linguagem cinematográfica. Para isso, contará com mesas redondas, apresentação e análise de filmes, além de conferencias e minicurso. A fim de ampliar e enriquecer o debate, haverá a participação de grandes pesquisadores do tema e entre eles estrelas da casa como o prof. Dr. João Diógenes. Diógenes abre a primeira mesa redonda do evento ao lado do também prof. Dr. Marco Mitidieiro, da Universidade Federal da Paraíba, com o tema “Condição de proletariedade extrema e a radicalização da barbárie social”. João Diógenes, em entrevista a’O Rebucetê falou um pouco sobre a importância desse evento para a universidade, a interdisciplinaridade proposta e ainda adianta para os nossos leitores um pouco do que será abordado em sua mesa.

sábado, 7 de julho de 2012

Pelos cinco mil alto falantes...

...aponta para os chapadões, meu nariz...
                                                                                               
Mariana Kaoos

Foto: Blog Rota 777
Alô, alô, rebuceteiros de todo o Brasil: as malas já estão prontas? E os ânimos, os sorrisos, as palavras de ordem? Pois é, o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, que esse ano acontecerá no Distrito Federal, na Universidade de Brasília, se aproxima a cada dia. Os burburinhos sobre o que a comissão organizadora do evento vem preparando já rolam à solta. A mobilização para o ato público, marcado para o dia 19 de julho e que tem como bandeira de luta a democratização da comunicação, cresce a todo instante. Nas redes sociais já é possível observar as pessoas comentando sobre os debates programados e, é lógico, sobre as festas de todas as noites (esse ano as culturais acontecerão até às 02h30min da madrugada). Quanto à saudade da moçada que esteve em Belém, finalmente, depois de um ano, se dissipará.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Na vertigem do cinema mando um abraço pra ti

Da Redação


Para quem sabe quem é Marx e para quem nunca ouviu falar dele, para quem não sabe o que são essas marchas sociais ocorridas no país e também para quem participa e constrói todas elas. Para quem faz cinema, critica cinema, ama cinema e para quem se utiliza dele apenas como sessão da tarde, aqui vai uma dica das boas: acontecerá entre os dias 17 e 18 de julho, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia o projeto 1° de Maio no Cinema.

É, tá certo, quando comentei para uma amiga sobre o evento, ela imediatamente indagou se tinham errado o nome do projeto, afinal “primeiro de maio já passou”. Sorri e expliquei para ela que nessa data específica é comemorado o dia do trabalho e que, o projeto, visava justamente ampliar o debate entre capital x trabalho dentro de uma linguagem cinematográfica. O discente e organizador do evento, Cristiano Santos (o Ruivo), explica que optou “ por grandes obras do cinema”. Segundo ele, todos os filmes que estão na programação do simpósio são clássicos da linguagem cinematográfica. “Contaremos com filmes como ‘Terra e liberdade’ e ‘A classe operária vai ao paraíso’ ”, diz.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Roots Reggae Rock: Foram mesmo as coisas melhores em outros tempos?


Por Thaís Pimenta

Foto: Divulgação
Roots Reggae Rock foi um evento disposto a mesclar três ritmos diferentes - reggae, rock e música eletrônica - e com alguns desafios a cumprir. O primeiro seria resgatar estes três cenários musicais que em Vitória da Conquista atualmente anda sustentado em fogo brando pelas noites fora do eixo e alguns shows esporádicos. Conseguir atrair o público para esse tipo de evento também é colocado, por seu próprio organizador, Oziel Aguiar, como um empecilho a ser enfrentado. No entanto, talvez o maior desafio esteja em conseguir driblar os problemas de produção e imprevistos, fato que a equipe caloura teve grandes dificuldades.

terça-feira, 3 de julho de 2012

O Rebucetê na Estrada: Festival de Inverno de Garanhuns

Por Ana Paula Marques

Parque Euclides Dourado - FIG 2011
Foto: Ana Paula Marques
“Localizada em uma região montanhosa, na superfície de um planalto, possui clima ameno no verão, temperaturas baixas no inverno e é apelidada de 'Suíça', 'Cidade das Flores' ou 'Cidade da Garoa'". Provavelmente você já deve ter escutado insistentemente essas características. Mas não estou me referindo a Vitória da Conquista:  são sete colinas, o planalto é o da Borborema e a Suíça é a pernambucana. Falo de Garanhuns, cidade do agreste pernambucano, terra natal do ex-presidente Lula, recanto de Augusto Calheiros e do Festival de Inverno de Garanhuns, que está em sua vigésima segunda edição.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

“Com aquilo que fomos e aquilo que somos nós.’"

Rafael Flores

Foto: Rafael Flores
Com os pés já doloridos do trabalho da tarde, esperava pela coletiva de imprensa com Fernando Anitelli, d’O Teatro Mágico. Parece bobagem, mas o que segurou a minha paciência naquele atraso de quase duas horas, foi a frase “Milagres acontecem quando a gente vai à luta”, estampada em uma camiseta pendurada na banquinha montada no hall de entrada do Centro de Convenções Divaldo Franco.
Todos os fãs chegaram antes das 20h, horário marcado para o início do show, o que fez com que se espremessem em uma quase fila no portão interno do centro de convenções. Entrei no local onde aconteceria o espetáculo, junto com a namorada, também a trabalho, e outros repórteres da cidade. Depois de mais meia hora conversando sobre a renovação do público e sobre o atraso da banda, a entrada do público é liberada. A correria e a gritaria da entrada dos raros*, ganhou alguns resmungos meus e dos colegas e até comparações com a queima de estoque da Ricardo Eletro.