sábado, 31 de março de 2012

#10 Rebucetv - "Paixão do Atlântico na beira do mar" por Jessier Quirino

O paraibano Jessier Quirino encantou o público de Vitória da Conquista em sua apresentação no Centro de Cultura acompanhado do Mestre violeiro Xangai, você se lembra? Mas para quem perdeu, ou que deseja rever, temos aqui um pedacinho do que foi a noite regada a boas risadas, confira:





segunda-feira, 26 de março de 2012

Exposição Fotográfica baseada em livro de Ítalo Calvino ocupa o Centro de Cultura

Por Ana Paula Marques e Rafael Flores    
     

Foto: Ana Paula Marques
Foi inaugurada na quarta-feira, 21 de março, a exposição fotográfica "O Sentido dos Sentidos'. A exposição faz parte do projeto de extensão "Interdisciplinaridade: seis conferências sensoriais" da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, coordenado pela professora do curso de Comunicação Social, Adriana Camargo. 


O projeto é baseado no livro  “Seis propostas para o próximo milênio”, de Ítalo Calvino, publicado em 1988. O objetivo do projeto foi fazer com que alunos do ensino médio e fundamental transformassem as seis propostas, inicialmente voltadas para a literatura, em fotografias.  "A ideia foi que os alunos refletissem acerca das conferências e , posteriormente pudessem traduzir as mesmas em imagens fotográficas a partir do seu repertório particular e experiências cotidiana" explicou a professora Adriana Camargo. As conferências, propostas por Calvino e citadas por Adriana são: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência. Para a exposição, o foyer do Centro de Cultura foi dividido em diferentes espaços para que, dentro da perspectiva de Italo Calvino, o espectador possa ser levado à diferentes sensações.

domingo, 25 de março de 2012

Orlando Furioso abrasileirado


Por Mariana Kaoos

Orlando Senna/ Foto: Thaminy Gomes
Em meados do século XVI, mais precisamente em 1516, o escritor e poeta italiano Ludovico Ariosto lançou para o mundo seu clássico Orlando Furioso, poema épico que conta uma história de amor e loucura, na qual o guerreiro Orlando deixa o exército cristão de Carlos Magno a procura de Angélica, bela princesa oriental (se você também notou uma pequena semelhança com Dom Quixote, saiba que Orlando Furioso era uma das obras preferidas de Miguel de Cervantes). Nessa busca que o enlouquecerá, ocorrem diversas situações não só com ele, mas com todos os personagens do poema, que estão sempre à procura de miragens.

Já em meados do século XX, outro protagonista chamado Orlando, só que dessa vez em vida real, “nasce” para a cultura do país. Dessa vez sem princesas ou histórias de cavalaria, mas com os mesmos contratempos que qualquer guerreiro acaba encontrando no meio do caminho. Orlando Senna é  um cineasta baiano que já rodou filmes como “Diamante Bruto” e “Giritana”, trabalhou em roteiros como "Ópera do Malandro", “Quincas Berro D’água” e "Coronel Delmiro Gouveia", dirigiu a Escola de Cinema em Cuba e se destaca como um dos maiores pensadores vivos do país. Ao vir a Vitória da Conquista para apadrinhar o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Orlando bateu um papo com O Rebucetê, falando um pouco dos contratempos da contemporaneidade.

sexta-feira, 23 de março de 2012

O Rebucetê Entrevista: Distintivo Blue

Por Rafael Flores
Foto: Ana Paula Marques.
Integrantes da Distintivo Blue alertam para uma nova era da produção de música na cidade. Para eles uma organização, antes inédita, já pode ser observada nas bandas de Conquista. Os bluseiros estão em processo de gravação de um novo álbum, focando na maior circulação de seu trabalho. Em uma conversa com O Rebucetê, Camilo Oliveira (guitarra) e Malforea (voz) contam como lidam com a comunicação dentro do projeto, curiosidades sobre a história da banda e outras resenhas.

#8 Rebucetv - Grito Rock


quinta-feira, 22 de março de 2012

Vale a pena navegar - O sudeste ainda é o porto?

Por Rafael Flores 
Maglore/ Foto: Lucas Dantas
Semana passada, o Grito Rock presenteou o público com um belo momento. Momento este que causou lágrimas em alguns e arrepios em outros. Era a despedida das duas bandas mais queridinhas do público de Vitória da Conquista. A dobradinha Maglore e Os Barcos, mais conhecidos como “Novíssimo Baianos” (apelido dado pelo jornalista Luciano Matos e que titulou a turnê que fizeram juntos em 2010) estão arrumando as malas. A conquistense Os Barcos, com uma mudança na formação, se prepara para iniciar uma aventura na capital baiana, enquanto a soteropolitana Maglore vai se despedir da Bahia e ocupar terras paulistanas.

sábado, 17 de março de 2012

Dia Municipal da Cultura é comemorado com arte no Beco


Por Ana Paula Marques e Rafael Flores

Gutemba/Foto: Rafael Flores
Vitória da Conquista comemora o Dia Municipal da Cultura todo 14 de março, desde 2006. A data refere-se ao nascimento de Glauber Rocha, cineasta conquistense que escreveu e pensou o cinema como uma arte engajada. Para comemorar, a Prefeitura realizou na última sexta (16), uma edição especial do Projeto Fechando o Beco.

Os intérpretes e compositores Papalo Monteiro e Gutemba foram os escolhidos para homenagear o cineasta. Ambos apresentaram canções musicadas a partir de letras e poesias de Glauber. 

Além da homenagem, o Beco recebeu uma amostra da Exposição “Jóias do Sertão Baiano”, de autoria da curadora de arte Rose Fonseca. O projeto conta com obras de artistas plásticos conquistenses, os quais irão expor seus trabalhos no “Museo de Bellas Artes de La Boca Benito Quinquela Martín”, em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 9 de Julho e 8 de Agosto.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Sapateando Na Terra de Oz - O Rebucetê Entrevista: Na Terra de Oz

Mariana Kaoos


Dentre os célebres filmes ou personagens que marcaram e ainda marcam gerações, "O Mágico de Oz"  talvez tenha sido uma das histórias mais disseminadas e recontadas em todo o mundo. Através da personagem Dorothy Gale, é revelada ao público a surreal terra de Oz, que adquire tudo que a imaginação de uma pessoa possa comportar, desde bruxas, a homens de lata e músicas com um tom surrealista psicodélico.

domingo, 11 de março de 2012

Cê sabe pra sempre? Cê manja perene?

Por Maria Eduarda Carvalho


Letuce é uma banda, uma dupla, uma certa Letícia. A dificuldade de definição deve ser comum a quem fala a respeito, os frontmen Lucas e Letícia são parceiros também na vida: um casal. O casal Letuce. Mas não posso deixar de citar que eles estão sempre acompanhados por ótimos músicos; juntos formam mais ou menos (mais pra mais!) uma banda com a dupla-casal guia. 

Foto: Ana Alexandrino
Não sei se fui bem clara, mas espero que tenha despertado o interesse de quem ainda não conhece. A banda carioca tem um tempinho leve de carreira, é marcada pelo amor e a ousadia e, desse jeito, desenvolveram um estilo muito próprio - sozinhos já são quase uma cena musical. Uma cena muito curiosa, diga-se de passagem, mas que tem agradado.

O ano de 2012 mal começou e eles já estão a todo vapor, em pleno envolvimento do lançamento de seu segundo álbum, Manja Perene. O grupo apresenta um trabalho muito mais maduro com uma definição de estilo para sua música; letras cotidianas, mas inusitadas, despertam a curiosidade e várias vezes algumas risadinhas. Quem diria que seria assim tão boa uma música para um Fio Solto na calcinha?

O Rebucetê bateu um papinho virtual com a cantora Letícia que contou um pouco mais sobre a trajetória da banda e sobre o novo cd, que faz parte de uma leva que vem aderindo ao Crowdfunding, uma forma de viabilizar projetos através de financiamento coletivo. O projeto deu super certo e o álbum fez sucesso.

sábado, 10 de março de 2012

“É no pé do lajedo onde a onça mora”


Com a licença poética, Mariana Kaoos e Maria Eduarda Carvalho

Foto: Lucas Dantas
O causo que eu vou contar não é daqui, dali e nem de qualquer lugar. É de uma noite no Centro de Cultura, que, em meio à barulheira, espera e gritaria, aconteceu uma mágica que ninguém previa. A mágica veio através do chapéu de boiadeiro, da viola nos braços e das meias coloridas - que por pouco não passaram despercebidas. Com 640 pessoas, o teatro ficou pequeno, mas também, Eugênio Avelino, derramando aquele seu talento não tinha como não ficar. Todo mundo se sentou, esperando o show começar. As luzes se ascenderam, e às oito horas e trinta minutos, na boca da noite, como dizem os sábios matutos, Xangai entrou, cantando “lá na casa dos carneiros”, tornando todo mundo do público um cancioneiro, alegrando a multidão. Entre palmas e sorrisos, era dado o inicio da grande apresentação.

sexta-feira, 9 de março de 2012

O Rebucetê entrevista: Banda Eden Bordel

Por Lucas Dantas e Rafael Flores


Foto: Lucas Dantas
Pela primeira vez em Vitória da Conquista, a banda carioca Eden Bordel, deu show na última quinta-feira no Viela Sebo-Café, em mais uma noite do Festival Grito Rock, que acontece durante o mês de março em mais de 200 cidades em toda a América Latina. Surgida em 2009 a partir da iniciativa de quatro amigos (Ian, Yuri, Guilher e GB), a Eden Bordel vem resgatando, em suas músicas, o estilo hard rock de bandas consagradas dos anos 80. Em Março de 2011, eles realizaram uma turnê passando por três estado do Brasil (MT, GO e RS), que foi promovida por coletivos ligados ao Circuito Fora do Eixo. O nome “Eden Bordel” vem justamente dessa analogia de que cada um tem seu próprio paraíso e o de alguns é o bordel. Apesar de terem um estilo voltado para o hard rock, a “Eden” possui alguns toques de country em suas melodias. A banda já lançou dois EPs, “O crime vale a pena” e “O segundo crime vale mais”, que somam 10 músicas de autoria própria. Antes de subirem ao palco do Viela Sebo-Café, Os músicos em uma entrevista superdescontraída, contaram um pouco mais sobre a banda para O Rebucetê.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mercado de trabalho x família: a mulher precisa mesmo definir uma só posição?

Fran Ribeiro 
Decidir entre dedicar-se à vida profissional ou a gerenciar a vida familiar? Escolher a carreira ou o mercado de trabalho ao invés da função de dona de casa, que antes era imposto às mulheres, hoje ainda não pode ser visto como uma “opção”. A mulher moderna, segundo o conceito da escritora russa e militante do movimento feminista, Alexandra Kollontai (1872- 1952), teve sua individualidade tecida a partir da necessidade de ter que sair de casa para trabalhar e garantir a sua sobrevivência e de sua própria família.


No livro A Nova Mulher e a Moral Sexual (Ed. Expressão Popular. 2011), a líder feminista denomina de “mulher celibatária” aquelas que conseguem romper a relação exclusiva de submissão aos afazeres do lar. Ainda segundo a obra, a mulher celibatária e independente, consegue se integrar nas relações de trabalho, pessoais, coletivas e com o seu papel na construção familiar. Essas relações, ditadas a partir da evolução e desenvolvimentos sociais, econômicos e históricos da humanidade.

Tratando então do conceito da mulher na sociedade contemporânea, vê-se aglomerar um número maior de mulheres que não se restringem a uma única posição, não se limitando a ser intitulada “guerreira do lar”. A mulher passa a ser guerreira da sua própria vida e de sua prole.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Madonna – A Provocadora


Por Lucas Oliveira Dantas


Em 2008, quando Madonna completou 50 anos, ela lançou Hard Candy. O décimo primeiro álbum da artista, então com 25 anos de carreira, foi naturalmente um divisor de críticas, sendo mal dito, principalmente, pela falta de conteúdo mais maduro e condizente à idade da cantora. Próxima ao tempo em que o corpo feminino se “liberta” do controle das imposições biológicas (não mais menstrua, não se reproduz, nem é erótica), consequentemente perdendo seu papel social, Madonna – não pela primeira vez, deve-se enfatizar – fez exatamente o oposto do que se esperava dela: esfrega nas nossas caras mais uma verdade que não queremos ver sobre a mulher. A nova mulher de 50 tem vitalidade para dançar e tocar a vida ao ritmo das batidas de Timbaland, e sensualidade para ser desejada por Justin Timberlake, enquanto pula corda no palco.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Beleza Que Põe Mesa

por Mariana Kaoos


De acordo com alguns teóricos acadêmicos como Stuart Hall, o ser humano se encontra inserido numa era pós moderna, na qual todas as relações são muito superficiais, calcadas nas incertezas, fragmentações, desconstruções e troca de valores. Com a mídia ditando regras e impondo padrões de beleza, há, entre mulheres de todas as classes sociais, uma procura muito grande para se inserir nessa padronização, passando a compor uma indumentária física e psicológica a partir das regras ditadas pelo consumo. Esse fato acaba intrinsecamente ligando-se à questão da vaidade que, ao longo dos séculos, acabou sendo atribuída como uma característica unicamente feminina.  Como afirma a doutora em geografia, Suzane Souza, “em muitas sociedades a mulher é vista como mercadoria para o consumo, então esse conceito machista, que se perpetuou ao longo do tempo, acabou criando uma imagem de que a mulher tem sempre que estar bonita, se cuidando. Apesar da sua ascensão no mercado de trabalho e das conquistas próprias, ainda se cobra muito da mulher esse padrão estético, de estar bem, atenta e vigilante ao seu estereótipo”. 

sábado, 3 de março de 2012

Electrobrega na quarta noite do Grito Rock!

Por Murillo Nonato


Foto: Rafael Flores
A Banda Uó, uma das mais esperadas atrações dessa edição do Grito Rock, se apresentou ontem (02/03) no palco do Viela Sebo e Café, em Vitória da Conquista. Os goianos Mateus Carilho, Davi Sabbag e Mel Gonçalves fizeram todos dançar e suar um bocado ao som do electrobrega, mistura do tecnobrega paranaense com o pop americano, em um show que durou por volta de uma hora. O repertório que contou com os sucessos “Shake de Amor” e “O Gosto Amargo do Perfume”, também teve direito a um improviso da música “Garçom”, do rei do brega, Reginaldo Rossi. No auge de sua esquizofrenia climática, a cidade resolveu reconhecer que é verão e fez o bar ferver (literal e metaforicamente) com a presença do trio.

Maldita no Grito Rock 2012

Por Ana Clara Rizério e Maria Eduarda Carvalho


Foto: Rafael Flores
Quinta-feira foi dia de rock, bebê. O Viela Sebo-Café foi palco das bandas Mictian, de Vitória da Conquista, e Maldita, do Rio de Janeiro.

O Rebucetê aproveitou a oportunidade para bater um papo com os cariocas da Maldita - em turnê pela Bahia - e que, após a Noite Fora do Eixo conquistense, ainda passam por Salvador e Feira de Santana nesse final de semana.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Holofotes sobre Romeu e Julieta: Após o fim, a nova chance de começo


Por Thaís Pimenta

“Frei Lourenço emprestara a morte a Julieta. Romeu juntar-se-ia com sua amada se fosse ao encontro da tenebrosa morte, a tem fria em seus braços, beija-a pela última vez e entorna o veneno. Julieta sai do ninho de morte, morte que tomaste como empréstimo por algumas horas. Encontra seu amor morto, decide dali jamais sair, dá as boas-vidas ao punhal que próximo ao corpo sem vida do seu amor, e faz-se morrer.  As famílias Capuletos e Montecchios reconciliam-se após a morte de Romeu e Julieta e The End.” FIM ?

A Peça intitula-se “Romeu e Julieta, um amor além da vida”, oportunidade perfeita para ver encenado o que meu imaginário forçava-se a tentar vislumbrar: o pós-morte de Romeu e Julieta. Parti então, na noite de quinta-feira(29), para a última noite da temporada Verão Cênico 2011/2012 em Vitória da Conquista, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.