quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ballet Tchu e Cia leva as fantasias humanas para os palcos

Em Vitória da Conquista há cinco anos, o Ballet Tchu e Cia encerra suas atividades de 2012 com o espetáculo Fantasy, hoje (13), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.

*Publieditorial*


Concluindo seus trabalhos de 2012, a Academia Tchu e Cia apresenta hoje, às 19h no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, seu aclamado espetáculo, Fantasy, que expressa o lúdico das fantasias humanas.

A magia das mascaras Venezianas cobertas de mistérios; a inspiração do homem pela liberdade e vôo dos pássaros – numa música que mescla o drama do clássico “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, com um toque de Pop; canaliza a satisfação e felicidade de “Dançando na Chuva” e evoca dos momentos vibrantes, até, os obscuros e surrealistas da vida.

O elenco do espetáculo é formado por crianças a partir de dois anos, se estendendo a adolescentes e adultos.

Também se apresentarão, Lorena Pires e Maria Luiza Amorim, as duas alunas residentes da Tchu e Cia Vitória da Conquista, vencedoras do concurso nacional Ballace Kids 2012, na categoria Clássico Livre Duo. Além do bailarino itabunense Ian Lima, ganhador do primeiro lugar do mesmo concurso, na categoria Repertório Infantil III.

Tchu e Cia - 23 anos de dança

A dança é uma das expressões artísticas mais elementares e acessíveis da humanidade. Tendo o corpo e o movimento como matérias-primas, ela é um objeto de apreciação e entretenimento fascinante, capaz de apreender a atenção de todos de diversas formas e níveis.

Além disso, por ser uma expressão humana, ela é capaz de comunicar, transmitindo sentimentos, ideais e a história de um grupo.

A nível pessoal, o estudo e prática da dança ajudam não apenas no aspecto físico – dando postura, alinhamento corporal, ritmo, musicalidade e crescimento –, como contribui para o desenvolvimento disciplinar, ajudando crianças e jovens a crescerem com responsabilidade.

Silvia Doria, diretora da franquia conquistense do Ballet Tchu e Cia, acrescenta que a dança contribui para um saudável senso de competitividade, “devido aos vários concursos e testes anuais.”

Doria diz, “o balé é expressão corporal, musicalidade e técnica. Esses três associados trabalham a memória, com as coreografias e a teatralidade da dança, além de fazerem as crianças mais sociáveis, por conta do trabalho de grupo.”

Fundada há 23 anos pela bailarina Cláudia Doria, em Itabuna, a Academia de Ballet Tchu e Cia segue o método britânico da Royal Academy of Dance.

A mais premiada do interior da Bahia (já são mais de vinte premiações), a Tchu e Cia tem duas indicações para o ballet Bolshoi.

Presente em Vitória da Conquista há cinco anos, a academia aqui é dirigida por Silvia Doria, sendo a única do segmento na cidade, a prestar exames anuais, nos quais os alunos recebem diplomas internacionais e capacitação profissional.

A dança surgiu para Doria aos seis anos de idade, dedicando a ela boa parte da vida e formando-se aos 17 anos, pela Royal. Tornou-se professora aos 22, trazendo o know-how Tchu e Cia para a cidade.

Além de um dom natural, a dança para Silvia Doria é uma paixão que, juntamente com a dedicação, é transferida para os alunos, realizando um trabalho bem executado e satisfatório. Ela diz, “exijo dos alunos a extrema dedicação para que tudo saia perfeito, para que todos vejam um lindo espetáculo.”

Serviço

Fantasy
Quando: 13 de dezembro de 2012 – 19h
Onde: Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima
Quanto: R$24,00 (inteira)/R$12,00 (meia-entrada para estudantes)

A Tchu e Cia oferece aulas de ballet de segunda a sexta, em todos os turnos.
Aulas de Jazz às terças e quintas, à noite. E Zumba, que também acontecem duas vezes na semana, também à noite.

0 comentários:

Postar um comentário