domingo, 11 de novembro de 2012

Última noite de Festival Lado BA em Salvador | Com Orquestra Contemporânea de Olinda e Cidadão Instigado

Por Ana Paula Marques e Rafael Flores

Foto: Rafael Flores
A segunda e última noite do Festival Lado BA em Salvador recebeu ontem, 10, uma miscelânea de sons e tribos. O ponto de cultura Cine Solar Boa Vista, localizado no Engenho velho de Brotas, foi palco para o Coletivo Di Tambor (BA), a sanfoneira Lívia Mattos (BA), a Orquestra Contemporânea de Olinda (PE) e a Cidadão Instigado (CE).

Nascido no nordeste de Amaralina em Salvador, o Coletivo di Tambor é comandado pelo percussionista Mamá Soarez e acompanhado por Tiago da Lua, Barraca Black e Capacete. O grupo tem a percussão como base e mistura ritmos como o drum'and'bass e beat black com o samba, o axé e o ijexá, além de carimbó, merengue e música africana. A abertura da noite foi um convite para o público dançar.

Logo após a saída dos tambores, Lívia Mattos subiu ao palco com sua sanfona e sua voz doce, mostrando influências nordestinas e circenses. A baiana, cantora e compositora, apresentou um charmoso show, enquanto o público ia preenchendo os poucos espaços vazios do anfiteatro. Nos intervalos entre um show e outro, o foyer do Cine Solar recebia discotecagem dos dj`s do projeto Noz Moscada.

Foto: Rafael Flores
Já com a casa lotada, subiu ao palco uma das mais esperadas atrações da noite e do Festival Lado BA. A Orquestra Contemporânea de Olinda, formada por Ivan (sax e flauta), Maciel Salú (rabeca e voz), Hugo Gila (baixo e microkorn), Juliano Holanda (guitarra), Tiné (voz e percussão), Rapha B (bateria), Roque Netto (trompete e flugelhorn), Babá do Trombone (trombone), Alex Santana (tuba) e Gilú (voz),  trouxe o show do mais novo disco, "Pra Ficar", produzido pelo maestro Arto Lindsay. O novo trabalho é um resumo da moderna música pop pernambucana, com influências afro cubanas e está disponível para download na internet. "A gente botou o disco na internet, pois além das rádios não tocarem nossas músicas acho que esse é o melhor caminho, a internet hoje é um grande meio de comunicação para as pessoas que não tem acesso aos produtos da chamada mídia de massa", afirmou Maciel Salú. A produção do grupo olindense ainda nos apontou para a possibilidade de uma apresentação em Vitória da Conquista ainda no final deste ano.

Para fazer o download do álbum "Pra Ficar" da Orquestra Contemporânea de Olinda acesse: http://www.orquestraolinda.com.br/

Foto: Rafael Flores
A última banda a passar pelo festival foi a cearense Cidadão Instigado, com seu rock n`roll cheio de entrelinhas e letras cabeçudas. Liderada por Fernando Catatau, um dos mais aclamados guitarristas do país, a banda ainda é formada por Régis Damasceno (guitarra), Clayton Martin (bateria), Rian Batista (baixo e voz) e Dustan Gall (teclado). Cidadão Instigado está em processo de gravação de um novo álbum, que, segundo Catatau, será lançado no primeiro semestre do próximo ano. Ao ser indagado da importância de festivais como o Lado BA para a criação de redes e circulação de artistas, Catatau ainda diz: "Já tivemos problemas com festivais, mas hoje onde o povo chama a gente vai!". Então, produtores de Vitória da Conquista, fica a deixa.

0 comentários:

Postar um comentário