quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Rebucetê Entrevista: Marcelo Jeneci

"A chuva é a vontade do céu de tocar o mar/e a gente chove assim também quando perde alguém/ mas quando  começa a chorar começa a desentristecer/ assim  se purifica o ar depois de chover" - Trecho da música "sem nome", que Marcelo Jeneci não incluiu em seu álbum "Feito Pra Acabar"

Por Thaís Pimenta

Foto: Rafael Flores
Copo d'água, pingos, tempestade. As músicas de Marcelo Jeneci pedem chuva. Para criar o cenário e clímax perfeito a natureza deu uma forcinha.

Na noite do último sábado (17), enquanto acontecia o show do cantor, em Vitória da Conquista-BA, o tempo oscilava entre pingos serenos de chuva e pancadas mais fortes. Assim como oscila o amor.

Como não falar de amor ao relatar um show de Marcelo Jeneci. Todos desejam uma "história de amor pra contar",  procuram um "lugar onde o sol brilhe", "um lugar bem feliz pra poder agir naturalmente". E foi cantando  e embalando as histórias que as pessoas se identificam e as deixam à flor da pele, que Jeneci conseguiu arrancar lágrimas discretas e sinceras dos conquistenses.

O show de Jeneci fez parte do projeto Mais MPB, prévia do Festival SuíçaBahiana, que contou também com as apresentações de Benjamin e da banda O Círculo. Nos bastidores, murmurinhos diziam que Marcelo Jeneci não daria entrevista à imprensa. Mas "de tanto não parar, O Rebucetê chegou lá". Conversamos com o cantor que falou um pouco sobre a participação da Natura em sua carreira, sobre suas composições e ainda sobre o assunto delicado de sua recente separação. O resultado desse bate-papo compartilhamos com exclusividade para você, nosso leitor.

O Rebucetê: Talvez o boom da sua carreira tenha sido após a produção do seu álbum e seu show de lançamento, que a Natura produziu. A partir daí, as gravadoras começaram a te olhar com outros olhos. Para você, qual a importância participação da Natura em sua carreira e na dos novos nomes da MPB?

Marcelo Jeneci: Acho que a Natura é uma empresa que merece muito respeito. Ela vem conquistando um império muito grande de maneira muito limpa e clara,  nem um pouco obscura como a maioria das grandes empresas. E acho muito bacana o edital Natura Musical porque graças a ele pude gravar o "Feito Pra Acabar" do jeito que eu sempre sonhei. Nós tínhamos um plano de fazer um disco, um plano A, onde eu gastaria um puta grana pra realizar. Mas aí graças a Natura eu pude viver uma experiência no plano A. E assim será meu segundo disco, patrocinado pela Natura também.

OR: As histórias, as letras de suas músicas, são facilmente absolvidas pelas pessoas. Para você, o amor e a felicidade são tão belos e simples como suas composições?

MJ: Acho que são muito mais bonitos e muito mais simples que minhas músicas. As minha músicas tentam alcançar um “lelezito”, um frenesi do sentimento puro. Eu tento fazer canções que cheguem no alvo, no coração das pessoas. Mas o sentimento verdadeiro quando acontece dentro de alguém é muito mais forte do que qualquer canção.

OR: Em entrevista, você confessou uma vez que cresceu embalado pelas trilhas sonoras das novelas e hoje é você que as compõe. Como se sente embalando trilhas de novelas, casamentos e histórias?

MJ: Acho que a gente é para o que nasce. Então aos poucos a gente vai percebendo o que melhor tem a oferecer. Nem todo mundo tem a chance de viver do que sabe fazer. Então, eu acho que o fato de as minhas músicas serem encaminhadas para telenovelas, hoje em dia, é uma consequência de uma história cheia de fatos. Não é apenas uma conquista minha, vem aí a família que me criou, o fato de eu ter crescido na periferia de São Paulo ouvindo rádio, vendo TV, consumindo cultura popular, depois ter virado músico e ter a chance de viver de música. E hoje, o fato de minhas músicas serem encaminhadas para novelas tem a ver com o percurso que me foi dado, que eu percorri. Então, eu acho que é isso que eu vou tentar percorrer pelo resto da vida, os versos e melodias quem deem conta de sintetizar as coisas que você vive, que eu vivo.

OR: Você compôs a música "Pra sonhar" para sua ex-esposa e empresária. E agora como fica a "história pra sonhar"?

Foto: Rafael Flores
MJ: Acho que tudo nessa vida tem começo, meio e fim. O casamento por mais maravilhos que seja ele é uma ideia que impõe que não vai ter fim. Isso é uma ideia humana natural, é uma aposta, é uma fé. Eu tive um casamento maravilhoso, compus essa música "Pra Sonhar" e me separei. Vou guardar com todo carinho e amor do mundo essa relação que eu vivi e foi a coisa mais maravilhosa que aconteceu na minha vida. Mas seria injusto que isso acontecesse uma única vez na vida. Então eu tô aí como várias pessoas acreditando que de repente o céu possa se abrir.

OR: Para finalizar, onde o sol brilha pra você?

MJ: Em vocês, as pessoas que eu vejo enquanto eu canto.

0 comentários:

Postar um comentário