quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mais um ano, mais um olhar para o novo cinema

Saiba como foi a abertura da Mostra Cinema Conquista com a animação Ritos de Passagem.
 
por Maria Eduarda Carvalho
 

O clima pesado pela chuva torrencial que tem caído nos últimos dias talvez tenha prejudicado em números o público de ontem. Mas para quem se arriscou a sair de casa, São Pedro foi caridoso e a chuva só caiu durante as exibições, não atrapalhando a chegada e saída de quem foi prestigiar a grande noite de estreia. E a noite foi bonita. Deve existir uma mágica que envolve o cinema e faz de toda exibição por menor que seja um momento especial.

Foi assim, envolto nessa mágica e na grande expectativa dos presentes que começou ontem a oitava edição da Mostra Cinema Conquista, sem dúvidas, o maior evento de audiovisual do sudoeste do estado.

Para 2012 a Mostra reservou homenagens à própria cidade, comemorando os vinte anos do Janela Indiscreta com a exposição sobre o projeto no hall do Centro de Cultura e celebrando também 100 anos da presença do cinema em Vitória da Conquista.

A noite de abertura começou com as honras do cerimonial e representantes das duas entidades responsáveis pela realização da Mostra, Paula Flores e Ricardo Marques, respectivamente Uesb e prefeitura. Ricardo, prefeito em exercício, salientou a importância dessa parceria e em semana de comemoração de aniversário da cidade lembrou de outras atividades que vão acontecer nos próximos dias (você confere essa lista no nosso guia de feriadão).

Dando seguimento à programação da noite, o curador João Sampaio entregou a Esmon Primo e Milene Gusmão o prêmio em homenagem ao Janela Indiscreta. Milene, muito emocionada relembrou a trajetória do projeto que, assim como a maioria dos projetos culturais no nosso país, passou e passa por dificuldades para se manter ativo.

Milene também ressaltou a importância de Esmon nesse processo. O organizador da Mostra é também um dos principais nomes do fazer cultural na cidade hoje, e se destaca pelos esforços na construção de oportunidades de contato com o cinema na cidade, como acontece com a Mostra, Semana Glauber, o próprio Janela Indiscreta entre outros projetos.

O terceiro homenageado da noite foi o cineasta Chico Liberato, representado por seu filho João Liberato que também se destaca por ter composto, ao lado do conquistense João Omar, a trilha sonora do longa de animação "Ritos de Passagem".

Formalidades terminadas, a sessão de abertura ficou por conta de produções de animação e, nesse caso, especialmente voltadas a temáticas sertanejas como o curta Dia Estrelado de Nara Normande.

Na história a luta de uma família em busca de água em meio a seca nordestina. Apesar da ligeira pane no meio da exibição o filme conseguiu transmitir o seu recado e chamou atenção para os efeitos bem trabalhados e as cores fortes, produzidas "em massa de modelar".
 
Ritos de Passagem, segunda animação da noite, cruza as histórias dos dois grandes mitos sertanejos, Antônio Conselheiro, o Santo, e Lampião, o guerreiro. O filme promete levar o público "às questões das mais fundamentais ao ser humano, quando na passagem da vida para a morte: o que fiz da minha/nossa vida? Quais foram as consequências dos meus atos?" e, para isso, o enredo se pauta nas principais indagações que envolvem a história desses mártires: injustiça social, fé, luta pela sobrevivência e abandono (e muitas vezes maus tratos) por quem deveria proteger, o próprio governo.

A noite acabou e céu de novo suspendeu a chuva para que as pessoas pudessem pudessem ir embora.
“Sem dúvida essa semana é uma das mais especiais do ano, é sempre bom vir à Mostra e, de preferência, assistir quase tudo o que ela tem a oferecer, bom ou ruim. Os filmes têm sempre algo a acrescentar”, argumenta a estudante de arquitetura Daiane Freitas que, pelo terceiro ano consecutivo, acompanha a programação da Mostra.

E se você quer saber mais sobre animação não perca hoje a o primeiro Papo de Cinema com o tema “A animação e sua construção pela artesania” a partir das 15h no Centro de Cultura.

0 comentários:

Postar um comentário