domingo, 22 de abril de 2012

Fique por dentro: RIO+20, Cúpula dos Povos e Cultura e Sustentabilidade



Por Ana Paula Marques

Foto: envolverde.com.br
O que é a RIO+20?

O ano de 2012 marca os vinte anos após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92 ou Cúpula da Terra. A Rio-92 foi uma das maiores reuniões de chefes de Estado da história, contando também com a presença da sociedade civil organizada, na qual alguns acordos e protocolos foram firmados. O mais importante deles, a chamada Agenda 21, comprometia as nações a adotarem métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Em junho de 2012, o Rio de Janeiro será novamente sede do encontro de líderes globais para discutir medidas de proteção ao planeta. Novas propostas serão definidas para a agenda do desenvolvimento sustentável nas próximas décadas. Os temas principais a serem abordados nesse ano são “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
Cúpula dos Povos

Paralelamente à RIO+20, acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, a Cúpula dos Povos na RIO+20 por Justiça Social e Ambiental. Organizada pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a RIO+20, grupo formado por coletivos e redes da sociedade civil brasileira, a Cúpula tem como grito de guerra a frase “Venha reiventar o mundo”. Segundo o CFSC, as pautas previstas para a RIO+20 são considerada insatisfatórias para lidar com a crise do planeta, causada pelos modelos de produção e consumo capitalistas. A Cúpula do Povos é fruto de um processo de acúmulos de lutas anticapitalistas, classistas, antirracistas, antipatriarcal e anti-homofóbica. O objetivo é transformar o momento da RIO+20 numa oportunidade para demonstrar a força política dos povos organizados.

Cultura e Sustentabilidade

Em meio às discussões e debates prévios promovidos nos últimos meses sobre a RIO+20, um dos temas bastante abordado é a cultura como pilar estratégico da sustentabilidade. Em janeiro desse ano foi realizado em Porto Alegre, um seminário com o tema Cultura e Sustentabilidade. Promovido pelo Ministério da Cultura, o evento ocorreu paralelamente ao Fórum Social Temático. Durante o seminário um dos participantes, o vereador e delegado de Cultura da Câmara Municipal de Barcelona, Jordi Marti, disse que “acredita na necessidade de se pensar nos quatro pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, social, ambiental e cultural”. Ainda segundo o vereador, “o pilar cultural é o mais conflituoso devido à falta de indicadores para medir o desenvolvimento cultural”. Jéferson Assumção, secretário adjunto da Cultura do Rio Grande do Sul destacou que “a cultura é o elemento de qualificação do desenvolvimento econômico e social, visto a importância do surgimento de novos movimentos sociais no país, onde a cultura está no centro e está sendo pensada como grande movimento de inclusão”. Por esses e outros motivos, está sendo pensada uma proposta de construção da Carta Cultura RIO+20.

Meio Ambiente e RIO+20 no Festival da Juventude de Vitória da Conquista

No próximo mês de maio,  dentro da programação do Festival da Juventude de Vitória da Conquista, terá uma mesa com o tema “Meio Ambiente e RIO+20”. A mesa acontecerá no auditório da Fainor, no sábado, dia 5 de maio, e contará com a participação de Beth Wagner, economista e doutora em Ciência Política e Fernando Tatagiba, analista do Ministério do Meio Ambiente. Uma ótima oportunidade para discutir uma contextualização das propostas da RIO+20 na nossa cidade e região.


0 comentários:

Postar um comentário