sábado, 17 de março de 2012

Dia Municipal da Cultura é comemorado com arte no Beco


Por Ana Paula Marques e Rafael Flores

Gutemba/Foto: Rafael Flores
Vitória da Conquista comemora o Dia Municipal da Cultura todo 14 de março, desde 2006. A data refere-se ao nascimento de Glauber Rocha, cineasta conquistense que escreveu e pensou o cinema como uma arte engajada. Para comemorar, a Prefeitura realizou na última sexta (16), uma edição especial do Projeto Fechando o Beco.

Os intérpretes e compositores Papalo Monteiro e Gutemba foram os escolhidos para homenagear o cineasta. Ambos apresentaram canções musicadas a partir de letras e poesias de Glauber. 

Além da homenagem, o Beco recebeu uma amostra da Exposição “Jóias do Sertão Baiano”, de autoria da curadora de arte Rose Fonseca. O projeto conta com obras de artistas plásticos conquistenses, os quais irão expor seus trabalhos no “Museo de Bellas Artes de La Boca Benito Quinquela Martín”, em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 9 de Julho e 8 de Agosto.


“O convite partiu de Rose Fonseca, que é de Vitória da Conquista, mas foi para a Argentina aos 20 anos de idade, onde estudou e se formou em Curadoria de Arte. Ela veio a pedido do seu pai, já falecido, para montar essa exposição com artistas plásticos conquistenses”, disse Date Sena, um dos artistas plásticos que tem obras contempladas na exposição. 

Foto: Rafael Flores
A curadora já promoveu uma exposição chamada BA - BA (Bahia - Buenos Aires), com artistas de Salvador e de Buenos Aires. Para a “Jóias do Sertão Baiano” foram selecionados nove artistas de Vitória da Conquista. “Para mim é um prazer compor essa coletiva, por ser pessoas que eu trabalho já a algum tempo e também por poder levar o nome da nossa cidade para outros bons ares. Meu trabalho é em cima do tema ‘Anjos Profanos’, sobre a religiosidade e a falta dela. Então estou muito feliz, creio que será uma experiência única”,  comentou Sena.

Não foi por acaso que o Fechando o Beco foi escolhido para sediar tal comemoração, pois ele desde o seu início agrega diversos tipos de manifestações culturais. Nos dias de sexta-feira, quem visitar a Travessa Zulmiro Nunes vai se deparar com o sebo, o espaço de leitura infantil, o caldinho de Selma e os belíssimos trabalhos dos artesãos locais. 

Foto: Rafael Flores

0 comentários:

Postar um comentário