segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Geralzão: Festival Suíça Bahiana - Domingo

Por Ana Paula Marques, Bianca Brito, Murillo Nonato e Thaís Pimenta


Foto: Dorgi Barros
A última noite do Festival Suíça Bahiana foi de muito rock. Na arena via-se um mar negro. Há muito tempo não se via essa galera, órfã dos shows no Centro de Cultura, reunida. Os punks e headbangers da cidade vieram em peso prestigiar as apresentações das bandas Facada, Distintivo Blue, Clamus, Clube de Patifes, Rinoceronte, Cama de Jornal, Hillbilly Rawhide, Maldita e Ratos de Porão.

[Especial Halloween] O Rebucetê Entrevista: Maldita

Por Rafael Flores

O mundo espiritual se fundindo com o material, esse é o clima do Halloween. Ontem, no último dia do do Festival Suiça Bahiana, no qual as camisetas pretas dominavam o ambiente, conversamos com o Erich Mariani, vocalista da banda Maldita e produtor de filmes de terror trash. No vídeo abaixo, o carioca ainda conta uma história macabra pra Rebucetv.


domingo, 30 de outubro de 2011

O Rebucetê Entrevista: Nevilton

Por Bianca Brito (Paulinha segurou o gravador)


Nevilton foi a terceira atração a se apresentar na noite de sexta do Festival Suíça Bahiana. Com muita energia no palco, o Power Trio de Umuarama, Paraná, formado por Nevilton, Tiago Lobão e Flipi Stipp, fez um show super animado e mostrou o que é um verdadeiro rock brasileiro.

O vocalista e responsável pelo nome da banda, Nevilton, conversou com o Rebucetê. Take a look no que foi dito.

Geralzão: Festival Suiça Bahiana - Sábado

Por Ana Paula Marques, Thaís Pimenta, Rafael Flores e Murillo Nonato

A noite de sábado do Festival Suíça Bahiana, foi pensada para fazer o público se balançar. Ritmos dançantes tomaram conta  do clube D’waler com as bandas Randômicos, Versu2, Talma & Gadelha, Suinga, Pirigulino Babilake, Canastra, Ladrões de Vinil e Emicida.

Com letras e rimas que transmitem mensagens de amor, paz e conhecimento, o grupo de rap Versu2 , tocou ainda no início da noite. Trazendo elementos cheios de swing, eles mostraram a inovação do hip hop baiano.  O show contou com a participação dos MC’s Marechal e Rashid. Juntos reafirmaram a apoteose do rap no cenário musical brasileiro.

O Rebucetê Entrevista: Emicida


Foto: Rafael Flores
Por Rafael Flores


Ontem foi o dia do hip hop, bebê. Os “mano” Marechal (RJ) e Rashid(SP) acompanharam a soteropolitana Versus 2 em um incrível encontro de MC`s.  No entanto a expectativa maior da noite girava em torno de Emicida, o artista do ano pelo VMB 2011. O paulista relembrou algumas músicas do rap nacional e jogou com muita segurança suas poderosas rimas.

Batemos um papo com o Emicida no camarim, logo depois do show. Enquanto limpava as lentes de seu óculos, o rapper nos respondeu de forma simpática e descontraída todas as perguntas.

sábado, 29 de outubro de 2011

#2 Rebucetv - BNegão fala sobre sustentabilidade

Geralzão: Festival Suiça Bahiana - Sexta - Feira

Por Ana Paula Marques, Bia Brito e Murillo Nonato

O Festival Suíça Bahiana abriu com muito gás na última sexta (28/30). A festa contou com o talento das bandas locais Garboso e os Barcos somado às bandas visitantes: Nevilton, Maglore, Gloom, Transmissor, Apanhador Só, Autoramas e B Negão e a Marcelo Jeneci, uma das revelações do ano. Além disso, espaços alternativos foram instalados pela organização do Festival para entreter  o público.

Camping no Festival Suíça Bahiana

Por Bianca Brito
Quem veio de longe para aproveitar os shows do Festival Suíça Bahiana,  aqui em Vitória da Conquista, e não tinha lugar pra ficar, pôde encontrar um forma alternativa e de baixo custo para alojar-se: o camping, montado em local reservado no Clube D`Waler, onde acontece o evento.

Ayrane e Taian, que vieram, respectivamente, de Jequié e Salvador curtiram essa ideia. Chegaram ontem, por volta das seis da tarde, e montaram sua barraca. Apesar do friozinho noturno, típico da clima da cidade, a jequieense Ayrane,  agradeceu a oportunidade de poder acampar pela primeira vez, e também de assistir aos shows maravilhosos que o festival vem proporcionando.

Artesanato popular colore o Festival Suiça Bahiana!

Por Thais Pimenta

“O Festival é um lugar de música, de trocar idéias, de fazer amizade, e também de ganhar um trocado”, diz Bili, artesão. O Suíça Bahiana abriu espaço para os rapazes do artesanato, que trazem em sua arte um pouco de cada cidade pela qual já passaram. Segundo Davi Santana, tambem artesao, a organização do evento desde o inicio tem sido muito gentil ao ceder a cortesia e o espaço para mostrar a arte da qual eles sobrevivem.
                                      
Além de vender sua arte, Bili também quer aproveitar um pouco da sua passagem pelo Festival para ver alguns shows. Entre as atracões da noite anterior,  ele destaca Autoramas e B Negão, e  confessa que Ratos de Porão, para ele, é o mais esperado.

E pra você que curtiu o Festival ontem, e vai colar no D’waler hoje de novo, posso fazer uma pergunta? Gosta de Artesanato? Se sim, dê uma olhada no trabalho deles, sempre tem uma pulseira feita pra você!

O Rebucetê Entrevista: Pirigulino Babilake

Por Ana Paula Marques

Há alguns dias atrás, entramos em contato com a Pirigulino Babilake, banda soterapolitana que tem na veia a influência dos Novos Baianos. O Pietro Leal nos respondeu algumas perguntas sobre o show que eles irão fazer logo mais, no Festival Suíça Bahiana. Se liguem:

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Feira Fora do Eixo e a Economia Solidária no #FSB11

Por Ana Paula Marques e Rafael Flores


Foto: Cobertura colaborativa/ Nubia Benedes

O Festival Suíça Bahiana já começou. Em meio às atrações musicais, existem vários espaços onde o público pode interagir e conferir novidades do universo da música, da sustentabilidade, entre outros. Um dos exemplos é  a Feira de Economia Solidária Fora do Eixo, que oferece vários tipos de produtos, de bottons e cd's a camisetas de bandas e produtos ecologicamente corretos. Gabriel Pereira, que está na barraquinha do  Mormaça Nature  nos contou que as camisetas à venda são feitas de fibra de garrafa pet, uma maneira interessante e fashion de trazer a sustentabilidade para o dia a dia.
Foto: Ana Paula Marques
“No início íamos montar só a banquinha. Mas a idéia cresceu junto com o Festival e virou uma feira solidária, na qual fizemos parceria com vários fornecedores do artesanato local. Estamos começando um diálogo com a Prefeitura de Vitória da Conquista, que estão comprometidos com a economia solidária. É a primeira vez que eles estão trabalhando dentro de um festival de música, o que é muito importante para ampliar a rede.” – nos conta Maria Eduarda Carvalho, colaboradora do Coletivo Suíça Bahiana. 

Resultado do Sorteio: Sexta-Feira do #FSB

Pessoal, o sorteio do ingresso ficou meio comprometido por conta de uma pane no aplicativo do Sorteie.me. Com ajuda da luz vinda do Terra das Rosas, fizemos o sorteio no Random.org, a partir da listagem das pessoas que nos retuítaram. 
Sendo assim o tweet vencedor foi:
@andrecaldas_
André, passe seus dados por DM pro nosso twitter. 


Ps: E por conta desses problemas técnicos não sortearemos mais os outros ingressos. Pra quem não foi contemplado, os ingressos continuam a ser vendidos no Viela Sebo-Café e pelo Ticket Mix (http://www.ticketmix.com.br/) e Ingresso Rápido (http://www.ingressorapido.com.br/).


Abraços dos Rebuceteiros!

Música, Sustentabilidade e Pensamento: os temas-chave do Festival Suíça Baiana começaram a ser discutidos na Não Grade

Por Ana Paula Marques e Thaís Pimenta

Foto: Dorgi Barros
         A tarde começou no Viela Sebo-Café com uma palestra bastante dinâmica do Observatório Fora do Eixo. O palestrante Alcides Neto, Engenheiro Florestal e vencedor do Prêmio Jovem Embaixador Ambiental 2011, trouxe como eixo principal o tema Sustentabilidade. Alcides destacou a importância do Festival Suíça Bahiana estar abordando temas além da música. “A gente precisa pensar cada vez mais de forma multidisciplinar, não pensar isoladamente a música pela música, mas usar a arte como ponte para se falar de sustentabilidade e desenvolver o pensamento” – afirmou o engenheiro.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

#1 Rebucetv - Expectativas para o #FSB2011

Esse é o primeiro vídeo da série que vamos postar durante a realização do #FSB11. Semana passada rolou o ensaio das bandas locais, O Rebucetê foi lá saber o que a galera tá esperando para esses próximos três dias.

Confiram, compartilhem, curtam, retuítem...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Promoção: concorra a ingressos do Festival Suíça Bahiana!

O Rebucetê a partir de hoje até sábado, estará sorteando um ingresso para cada noite do Festival  Suíça Bahiana que acontecerá neste final de semana (28, 29 e 30 de outubro). Para concorrer, siga as instruções abaixo:

1- Siga nosso Twitter (@orebucete).
2- Dê retweet na seguinte frase: "Promoção! Nos siga, dê RT e concorra a um ingresso da noite de sexta (28/10) do Festival Suíça Bahiana. "

A partir de agora estaremos sorteando um ingresso da noite de sexta-feira. Boa sorte!!!

Oba! Se liga na programação da "não grade" de amanhã #FSB2011

Amanhã, no Viela Sebo Café (Rua Siqueira Campos - Centro), começa a programação da "Não Grade" do Festival Suíça Bahiana, a partir das 15 horas! Venha discutir meio ambiente, música e o que  mais rolar nas conversas infinitas...

Se programem!

15:00 #ObservatórioFDE com Alcides Neto (BA), Engenheiro Florestal, vencedor do prêmio Jovem Embaixador Ambiental 2011, promovido pelo Programa Nações Unidas para o Meio Ambiente e BAYER. Atualmente, dirige o Projeto Reflorestamento Participativo do Rio Verruga, com ações socioambientais junto a comunidades de Vitória da Conquista.

16:00 Intervenção Teatral #PalcoFDE com o grupo Palco Fora do Eixo Suíça Bahiana.

19:00 Festa de Lançamento com Madame Saatan (PA)

O Rebucetê Entrevista: Apanhador Só

Foto: Divulgação
Por: Murillo Nonato

   A banda Apanhador Só conquistou a cena musical brasileira a partir do lançamento do seu primeiro álbum , que foi batizado com o nome do grupo, em 2010. Com o seu novo projeto, o Acústico-Sucateiro, lançado esse ano, apenas reafirmam a sua qualidade musical. Formada pelos porto-alegrenses Alexandre Kumpinski (Vocalista e guitarrista), Felipe Zancanaro (Guitarrista), Martin Estevez (Baterista) e Fernão Agra (Baixista), o conjunto já acumula críticas positivas de importantes veículos de comunicação por todo o país. Eles também já receberam  indicações no VMB (Vídeo Music Brasil) , uma das mais famosas premiações da música nacional, nas categorias “Aposta” e “Revelação” em 2010 e 2011, respectivamente.

O Rebucetê Entrevista: Banda Transmissor

Foto: Divulgação/ Myspace
Por Rafael Flores e Bianca Britto 

Herdeiros do Clube da Esquina e entusiastas do rock contemporêneo, a banda Transmissor se apresenta em Vitória da Conquista nesta sexta-feira. O quinteto mineiro é a segunda atração a se apresentar durante o Festival Suiça Baiana. Para ter um gostinho de como será esse show e conhecer detalhes da banda, o Rebucetê entrevistou Leonardo Marques, responsável pela guitarra e voz.

O cafona agora é cool?

Foto: Facebook
Por Rafael Flores


Em um papo de botequim,  entrevistamos os garotos da banda Los Froxos. Eles contam como exploram diversos elementos da música brega e propõem algumas reflexões sobre a produção musical independente em Vitória da Conquista.

O rock and roll feito longe da grande indústria da música costuma tentar se colocar distante e negar qualquer coisa que não venha do underground. Na contramão desta via, a banda conquistense Los Froxos se apropria de alguns elementos da música popular massiva e mescla com o rock independente, propondo aos ouvintes a degustação de um gênero diferente, o “rock brega”.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Rebucetê Entrevista: Daniel Ribeiro

Por Murillo Nonato

Daniel Ribeiro, 29 anos,  é um cineasta paulista formado na Escola de Comunição e Artes da USP (ECA-USP). Apesar da pouca idade já conta com vários prêmios e nomeações. Em 2006 ele conquistou o público com o seu primeiro curta  “Café com Leite” (2007) e já planeja filmar o longa do seu segundo trabalho “Eu Não Quero Voltar Sozinho” (2010).
  
Ribeiro nos contou que o desejo de fazer cinema surgiu da vontade de retratar histórias que de alguma forma  servissem de espelho, tanto para si quanto para o público, e que provocasse encantamento. Tratado com leveza, o tema homossexualidade é recorrente em suas obras. Nelas o diretor  prefere fugir dos estereótipos, abordando a sexualidade apenas como mais uma das características de suas personagens.
  
Em entrevista para o Rebucetê, Daniel fala sobre  seus curtas-metragem, o projeto do longa, a aceitação dos filmes gays no mercado brasileiro, entre outras coisas.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Intervenções teatrais do FSB abordam consumo e sustentabilidade

Foto: Rafael Flores
Por Bianca Brito

Diversas maneiras podem ser usadas para se falar de um determinado assunto. Que tal usar artes cênicas para falar de sustentabilidade? Pensando nisso, intervenções teatrais invadiram diversos pontos de Vitória da Conquista desde o início do mês de outubro, com a intenção de divulgar o Festival Suíça Bahiana, que acontece entre os dias 28 e 30 deste mês.

domingo, 23 de outubro de 2011

Gilmar Dantas explica o tema do FSB e "a tal da não-grade"

Por Ana Paula Marques e Rafael Flores


Diferente do modelo usual dos grandes festivais, o Festival Suiça Baiana propõe para ao público um novo jeito de consumir cultura. Com os pilares Música, Sustentabilidade e Pensamento, o evento vai além dos shows. Palestras, oficinas e conversas de corredor com alguns nomes importantes da cena independente nacional formam a parte da programação apelidada de “não-grade” (que será divulgada em breve). Em uma conversa rápida, Gilmar Dantas, diretor do núcleo de produção do Coletivo Suiça Baiana, conta pro Rebucetê como e por que esse formato foi pensado.

sábado, 22 de outubro de 2011

“Já tá em tempo de Suinga, meu pai”


Por Mariana Kaoos


Foto: Facebook
O coletivo Suíça Bahiana traz pela terceira vez em menos de um ano a banda de axé soteropolitana Suinga, que dessa vez vem mostrar “o que é que o baiano tem” no sábado do Festival Suíça Bahiana, evento que durará três dias prometendo balançar com o cenário alternativo da cidade.

Bandas Conquistenses fazem “esquenta” do Festival Suíça Bahiana

Por Ana Paula Marques, Bianca Brito,  Murillo Nonato e Rafael Flores

Nem, vocal da banda punk Cama de Jornal
“O povo é besta. O povo é idiota. O povo tem que se foder!” Calma, leitor. Não estamos falando de você. Essa frase é um trecho da letra da música “Os Políticos” do Cama de Jornal, uma das bandas que sacudiu o Viela Sebo Café ontem à noite (20/10). Apesar do frio de trincar os dentes que fazia na cidade, os conquistenses não desanimaram: provaram que não eram idiotas nem nada e foram curtir o “esquenta” do Festival Suíça Bahiana (FSB), que acontecerá nos dias 28,29, 30 desse mês no Clube D´Waler. O Ensaio contou ainda com a apresentação das bandas Randômicos, Distintivo Blue, Ladrões de Vinil, Garboso e os Os Barcos.

Mas, o que vem a ser uma cobertura colaborativa?

Por Ana Paula Marques




O Rebucetê irá dar uma atenção especial ao Festival Suíça Bahiana nos próximos posts. Isso porque fomos convidados a fazer a cobertura colaborativa do evento que está sendo organizado pelo Coletivo Suíça Bahiana, integrante da rede Fora do Eixo. A partir desse sábado (22 de Outubro), iremos postar uma série de matérias sobre tudo o que vai rolar no Festival! Entrevistas, vídeos, fotos, expectativas das bandas, do público, enfim, uma série de coisas legais pra deixar todo mundo com água na boca.

Mas, o que vem a ser uma cobertura colaborativa?

A cobertura colaborativa funciona da seguinte forma: nós, Rebuceteiros, vamos contar para vocês tudo o que está acontecendo. Nesse momento pré-Festival, o Coletivo está se empenhando na divulgação do evento e realizando diversas atividades, como intervenções e prévias. Muita coisa ainda virá: o evento contará com uma grade paralela, a “não grade”, que irá movimentar os bastidores dos shows. Iremos cobrir cada um desses momentos e registrar aqui, para todos acompanharem cada pedacinho dessa troca de experiências. É isso, queridos leitores rebuceteiros! Fiquem ligados! Vamos todos rebucetar bebês...